Pedal do Olavo – 10/11/2013

Cheguei na FNAC perto do horário da saída, hoje foi só um grupo com o Olavo no comando. Fizemos um giro na região do Horto Florestal e voltamos. O sol estava bem forte e castigou um pouco finalizamos na Art-Pão.
Hoje vi novamente algumas situações recorrentes nos pedais:
01) muita gente gosta de pedalar próximo ao líder e acaba deixando a roda entre a do guia e a do ciclista que estiver ao lado, nunca faça isso pois se aparecer um buraco e uma das bikes que estão na frente precisarem realizar algum movimento brusco a roda traseira vão tocar na sua dianteira e você vai perder o controle da bike, além de cair você provavelmente derrubara quem estiver atrás ou dos lados.
02) tentem sempre respeitar o guia, eu costumo avançar a frente do guia para fotografar, mas os guias já me conhecem e sabem que depois da foto eu reduzo e entro no grupo. Só rola uma fuga quando o guia libera mas via de regra o guia sempre vai a frente do grupo.
03) procure pedalar em linha reta com as mãos no guidão, muitas quedas tem ocorrido porque a trajetória da bike da frente muda de forma brusca sem nenhum motivo, além disso é importante sinalizar para quem está atrás quando houver algum obstáculo, buraco, valeta, grelha, carro parado, pedestre ou qualquer outra situação de risco a frente.